segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Secundária de Leal da Câmara, uma escola a Ler+

Dia 6 de Julho de 2011 a Escola foi oficialmente convidada a integrar, no ano lectivo 2011/2012, o Projecto aLer+. Este Projecto, da iniciativa do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares, conta com o apoio do Ministério da Educação e Ciência e da Fundação Calouste Gulbenkian e foi concebido com base no projecto do Reino Unido, Reading Connnects – National Reading Trust. Criado há três anos atrás, integra 77 escolas e, a partir do próximo ano lectivo, mais 5 escolas, uma das quais a Leal da Câmara. Na área da biblioteca escolar constitui o maior galardão que lhe poderia ter sido atribuído e este reconhecimento foi-lhe dado publicamente no III Encontro do Projecto aLer+ que teve lugar dia 15 de Julho, na Escola Secundária Eça de Queirós em Lisboa.

Neste encontro estiveram presentes, para além da Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Isabel Leite, o Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, a coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Calçada e a directora geral da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Alexandra Marques. O Senhor Comissário do PNL, referindo-se às escolas que integram este Projecto, denominou-as “faróis, escolas inspiradoras que exercem um efeito de contágio, levando a leitura a extravasar o seu território e a infiltrar-se nas outras escolas e na comunidade”. Neste Encontro, no qual a Escola participou, foi já anunciada a data da Conferência Anual aLer+ que vai ter lugar no Instituto Calouste Gulbenkian em Lisboa: dias 13 e 14 de Setembro.

Face à oportunidade de integrar esta rede nacional de escolas leitoras, cabe à Leal a responsabilidade de mobilizar e desenvolver as vontades e as capacidades de todos aqueles que a constituem para que todos saibam ler mais e melhor na Escola e para além dela.

professora Liliana Silva
 
Em BE:CRE.

Sem comentários:

Enviar um comentário