quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Gulbenkian co-financia estratégia da Dínamo

A Fundação Calouste Gulbenkian confirmou o seu apoio à Dínamo para a prossecução da estratégia "Sintra também é Tua!", recomendada oficialmente pelo Conselho da Europa.

Passados 5 anos da conversa de café entre jovens, que iria conduzir à constituição da Dínamo, este importante apoio da Fundação Gulbenkian abre portas para uma nova fase desta associação juvenil, onde a participação juvenil na sociedade civil ocupará um lugar de destaque.
A estratégia "Sintra também é Tua!" arrancou no início de 2011 e já está em andamento desde então.
Os 3 eixos de acção dos projectos/actividades previstos na "Sintra também é Tua!" são:

Eixo 1:  Empoderamento de jovens e desenvolvimento comunitário local – visa-se desenvolver actividades e dar apoio ao desenvolvimento de actividades que promovam o empoderamento de jovens, nomeadamente através de intercâmbios, iniciativas comunitárias e outras actividades educativas.
Eixo 2: Promoção de mecanismos e condições necessárias para a participação juvenil – visa-se promover a criação (ou manutenção/melhoramento) de mecanismos para a participação juvenil no Concelho de Sintra aumentando, ao mesmo tempo, a sensibilidade pública à importância da participação dos jovens na sociedade civil e às condições  necessárias para que a mesma possa acontecer.
Eixo 3: Capacitação para o trabalho socio-educativo com jovens visa-se capacitar trabalhadores socio-educativos que trabalhem ou desejem trabalhar com jovens, através de formações seguindo os princípios da educação não-Formal, potenciando a qualidade do seu trabalho e potenciando a multiplicação de boas práticas, nomeadamente nos domínios da participação juvenil e dos Direitos Humanos.
Com o apoio da Fundação Gulbenkian, a Dínamo está a um passo de estabelecer o seu centro de formação - totalmente dedicado aos jovens e à educação não-Formal - que pretende assumir-se como uma “escola” para a participação juvenil e cidadania activa em Sintra.
Este espaço permitirá também à Dínamo aumentar consideravelmente o número de jovens do Concelho envolvidos nas actividades e projectos promovidos.

A Dínamo irá também, em breve, criar postos de trabalho em Sintra, afectos à gestão e implementação do "Sintra também é Tua!".

*

A Dínamo agradece à Fundação Gulbenkian e à empenhada equipa do Programa de Desenvolvimento Humano, pelo reconhecimento e crédito dados ao nosso ambicioso projecto.
Entretanto, a Escola Secundária de Leal da Câmara – entusiasta e de uma infinita generosidade para com a Dínamo, desde o seu nascimento – foi também sensível a este recente reconhecimento e já garantiu um espaço provisório para que a Dínamo possa ter um espaço administrativo, com carácter de urgência e até ao final de Agosto de 2011.
A Dínamo aguarda entretanto cedência de espaço por parte da Câmara Municipal de Sintra para poder desenvolver o seu trabalho com as condições necessárias e numa desejável cooperação protocolada entre as duas entidades.

*

Algumas das actividades integrantes da estratégia "Sintra também é Tua!" que já aconteceram ou que estão já em decurso são:
Eixo 1
- Intercâmbio Juvenil "Interacto"
- Workshops Aprendizagem e Diálogo Intercultural e Teatro-Fórum sobre 'Discriminação' no "Tapada em Festa"
- Intercâmbio Juvenil Europeu “TOxChange - Um projecto de Teatro do Oprimido e Inclusão Social” (candidaturas abertas até dia 11 de Agosto).

Eixo 2
- Redes Regionais para uma Participação Juvenil Significativa (longo-termo).

Eixo 3:
- Formação em Teatro do Oprimido.
- Formação de Formadores para a Participação Juvenil (longo-termo).

Sem comentários:

Enviar um comentário