APRESENTAÇÃO :.
Partindo do exemplo dos museus (por ser o modelo mais consolidado) pretende-se elencar respostas para problemas comuns levantados pelos técnicos de equipamentos culturais no geral sobre conceitos e estratégias educativas aplicados na concepção de actividades ou experiências de aprendizagem no contexto de um projecto cultural. Irão ser revistos e debatidos modelos que fundamentam as novas fórmulas evento/público, resultantes da diversidade dos espólios, do ecletismo dos contextos da cultura, bem como, dos estimulantes desafios lançados na última década aos serviços educativos. Concretamente, exposições blockbuster, turismo sénior e cultural, necessidades especiais ou inclusão social, são hoje fenómenos que orientam os públicos da cultura, as suas necessidades e motivações.
COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR :.
Compreender os pressupostos teóricos e as estratégias pedagógicos que estruturam as actividades educativas nas instituições culturais.
Relacionar contextos, conceitos e práticas no âmbito da educação não formal;
Problematizar o conceito de experiência museal em função do Modelo de Experiência
Interactiva;
Conceber projectos educativos a partir de colecções, exposições e/ou temas chave, em função dos interesses e expectativas de diferentes públicos alvo;
Compreender o papel da cultura na sociedade contemporânea;
Reflectir sobre o papel dos serviços educativos nas Instituições Culturais;
DESTINATÁRIOS :.
Professores, educadores, técnicos de educação e outros profissionais da comunidade educativa, estudantes e outros interventores/interessados na educação pela arte
CONTEÚDO:
1. Os visitantes e as suas visões
- O museu visto por quem o usa;
- O que acontece numa visita a um museu? Motivações e expectativas; a experiência vivida;
apreciação e fruição.
- As diferentes vozes dos visitantes;
- Entramos no museu à procura de …?
2. A experiência no museu
- Modelo da Experiência Interactiva;
- Os diversos contextos que influenciam a experiência da visita e a construção de uma memória;
- Que implicações para a actuação dos Serviços Educativos a partir deste Modelo? Qual o papel
e a importância da mediação?
- A aprendizagem nos museus
• Aprender é…
• As teorias da educação na educação não formal em contexto de museus
• Alguns conceitos-chave: a aprendizagem social e a “aprendizagem alicerçada”;
a zona de desenvolvimento próximo (ZDP)
• Flow: a teoria do fluxo
3. A interpretação
- Como se estrutura a interpretação?
- O papel dos conhecimentos prévios;
- As comunidades de entendimento/interpretativas;
- Os múltiplos significados e leituras dos objectos;
- O papel dos sentidos na aprendizagem;
- No atelier…: “Objectos mediadores”;
- Compreender e interpretar como processos multifacetados;
• Múltiplas Inteligências
• Estilos de Aprendizagem
• A Retenção e o processamento da informação
Exercício prático no museu
“Desafios Utópicos para Problemas Reais”
Hands-on, Minds-on, Hearts-on: a trilogia do educador
FORMADORAS .:
Rita Canavarro
Licenciada em História da Arte e Mestre em Museums and Galleries in Education pela Universidade de Londres. É actualmente a Coordenadora do Serviço Educativo da Batalha de Aljubarrota e consultora na área da educação em museus.
Sara Barriga
Nascida em 1974. Licenciada em Artes Plásticas / Escultura (Lisboa) e em Artes Visuais (Bruxelas), pós-graduada em Museologia e Património (Lisboa). Fez investigação no âmbito da Educação e Experiência Museal em vários Museus de Arte Moderna e Contemporânea.
Concebeu e realizou projectos educativos para o Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e outros equipamentos culturais (museus, teatros, bibliotecas). Foi consultora do Teatro Viriato, colaboradora do Ministério da Educação no Departamento do Ensino Artístico Especializado.
Foi docente no ensino público, básico e secundário. É formadora nas áreas da Gestão e Educação Museal, Criatividade e Expressão Plástica. É autora de publicações no âmbito de Serviço Educativo, Educação Visual e suportes didácticos de abordagem a projectos artísticos.
Coordenou o Serviço Educativo da exposição Arte e Cultura do Império Russo nas Colecções do Hermitage, na Galeria D. Luís I, Instituto de Museus e Conservação.
Actualmente é coordenadora geral do Serviço Educativo da Casa das Histórias Paula Rego.
LOCAL, DURAÇÃO, DATAS E HORÁRIO .:
1ª Edição – Museu da Cidade de Aveiro
30 Horas | 5 dias
21, 22, 23, 28 e 29 de Novembro de 2011
Das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30
Data limite de inscrição:
14 de Novembro
* O curso só terá lugar no caso de haver um número mínimo de inscrições.
Certificação
Será emitido Certificado de Formação - Serviços Educativos em Organizações Culturais
Valor da Inscrição
250€
*isento de IVA
O Regulamento Geral de Funcionamento da Formação bem como outras informações complementares estarão disponíveis em http://www.cultideias.com/
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